Agradecimentos


Obrigada pela visita.

As mensagens e reflexões contidas neste blog, são frutos e resultado de um olhar observador.
"São Fragmentos do Cotidiano" de pessoas comuns, nada de extraordinário, porém, valioso e significativo.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Santo de casa não faz milagres





Na bíblia está escrito em Marcos (Cap. 6,4) “Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa.”

Quem ainda não se pôs a perguntar por que Santo de casa não faz milagres?

Se o filho de Deus foi alvo da desconfiança do desvalor e do preconceito na sua terra. Não há porquê estranharmos que ocorram também em nossos dias tais atitudes. Daí então a explicação para começarmos a entender melhor a razão dessa expressão repetida por muitos. Sempre que se deparam com situações em que se sentem desvalorizados, injustiçados, desconsiderados ou até mesmo desrespeitados quer seja no ambiente profissional, social ou familiar.

O meu pai dizia assim: “Não há um bom profeta em sua terra.” Hoje eu entendo melhor o que ele queria dizer...

Por inúmeras vezes somos levados a ter que provar algo para alguém, é quase inevitável, uma hora isso acontece, e essa é uma cobrança que incomoda e aborrece a vida de várias pessoas.

Somos cobrados o tempo todo, seja como pais, filhos, educadores, profissionais, amigos, religiosos... 
Não importa qual seja, pudera, são tantas atribuições para se dá conta: planos e metas para atingir, objetivos a serem alcançados, ou seja, é uma verdadeira avalanche de obrigações, regras e critérios estabelecidos.

Fazer o que não é mesmo? Acontece, coisas do mundo!

Mas, e o Santo de Casa?

Pois é, só para exemplificar: No trabalho você cria um projeto, implementa, todos se beneficiam, resolve o problema  de determinados processos, área, departamento, divisão ou até mesmo de toda empresa. Logo, os resultados aparecem, no entanto incentivo, elogios e/ou méritos que é bom, nem pensar... 
Assim fica difícil! E a motivação?
A sensação que se tem é a de que todo esforço e dedicação não valeram muito, e quem sabe até, ainda ouvirá de alguém algo do tipo “Não fez mais que sua obrigação.” Essa, é a realidade em muitas organizações, bem como na vida social.

Não muito diferente, situações parecidas ocorrem também no seio familiar e é bem comum, porém, bem mais dolorido.
Quem de nós ainda não vivenciou, ou mesmo presenciou algo assim parecido por parte dos seus? Você faz de tudo, ajuda, colabora, se empenha, dar o seu melhor, mas infelizmente não é reconhecido.
Em outras ocasiões, ocorre também o não reconhecimento e credibilidade na sua capacidade e habilidade como profissional, por não enxergar e associar você, a imagem de alguém preparado(a). A resistência é grande, afinal “o santo é de casa.”

Já é sabido que emoções positivas como gratidão e amor produzem efeitos benéficos a saúde. Imagine o reconhecimento, já pensou?

Então, seja gerador dessas emoções você só tem a ganhar, o que custa fazer um elogio verdadeiro, acreditar no outro, e ainda, reconhecer o seu valor dando-lhes os créditos merecidos? Certamente você terá sempre com quem contar nas horas de aperto. Acredite!

Quem não gosta de receber um elogio? Não se negue em fazê-lo quantas vezes forem necessários, pois, é uma grande ferramenta motivacional, é um verdadeiro afago na alma e no ego de quem recebe. E o reconhecimento, além de ser um ato de nobreza é a confirmação de que o seu lado humano  e justo existe.

"A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão." ( Alan Vaszatte)

Um comentário:

  1. Fazem mais de 28 anos, trabalho no Detran, sou servidor do quadro funcional, e muitas vezes me vi na condição de "SANTO DA CASA".

    ResponderExcluir

Gostaria de saber sua opinião a respeito desse conteúdo. Caso tenha gostado, curta minha página e se possível compartilhe com amigos (as). Obrigada pela visita.