Agradecimentos


Obrigada pela visita.

As mensagens e reflexões contidas neste blog, são frutos e resultado de um olhar observador.
"São Fragmentos do Cotidiano" de pessoas comuns, nada de extraordinário, porém, valioso e significativo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O poder que a palavra tem



Há que se ter cuidado, pois a palavra tem poder e efeito: de grandioso a devastador...

Não é difícil encontrarmos por aí pessoas que dizem não ter “papas na língua”, ou seja, fala o que lhe vem à cabeça sem ao menos refletir, é o chamado: “Falo mesmo, doa a quem doer”.

É a mais pura expressão das verdades individuais, é a forma e maneira pela qual essas pessoas enxergam as coisas e o mundo a sua volta. De certo que cada um tem o seu entendimento a respeito de tudo, o que lhe é próprio.
Poderíamos então, pontuar como sendo esse um dos motivos pelos quais é percebido certo grau de dificuldade do ser humano, em se estabelecer uma comunicação perfeita, correta e efetiva?

A palavra proferida apresenta-se de várias maneiras e possui um poder determinante. Principalmente no que se refere a nós, pois o nosso futuro está atrelado também ao que falamos hoje.

Assisti a uma palestra certa vez, em que a palestrante dizia que o pensamento é livre, mas a partir do momento que você decide tirá-lo da cabeça e o expressar, transformando-o em palavras, aí sim, você será responsável por tudo a partir desse momento e arcará com as suas consequências. A palavra é algo comprometedor. Quando pronunciadas, poderão nos afastar ou aproximar das pessoas, assim como o tom da voz. Pois, a depender do que dissermos poderemos deixar marcas parciais ou permanentes, e isso não acontece somente em relação aos outros. Daí o cuidado que se deve ter com o que falamos ou então seremos eternamente suas vítimas.

As palavras percorrem um caminho até chegar à boca e ser proferida... E o coração é geralmente o ponto de partida, onde tudo começa. E se esse coração estiver passando por momentos de amarguras, doente e com ressentimentos. Certamente conduzirá uma carga de energia negativa. Frutos desses sentimentos e mazelas acumuladas.

Então, quais os benefícios adquiridos ou se espera adquirir, construindo para si um mundo a partir da forma como vem falando e agindo?
Exemplos não nos faltam! Quem foi que já não ouviu falar ou conheceu algum pai ou mãe capaz de abrir a boca para maldizer um filho (a). Mal sabendo eles, que estão determinando palavras de ordem negativas e danosas, capazes de destruir vidas ou marcá-las para sempre.

Como esse filho ou filha vai enxergar ou enfrentar as adversidades se durante o convívio na companhia desses pais ouviu coisas que poderão ser decisivas na sua formação?
Há grandes possibilidades de se está formando um forte candidato (a) a adulto (a) fracassado (a), descrente... Quem sabe até um revoltado, derrotado ou um propagador de discórdias. Muito forte tudo isso, não? Mas olhe que não é incomum, acredite!

“... assim acontece a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.” (ISAÌAS, 55,11)

Porém, na vida nada é definitivo ou impossível... E esse é o lado bom da história, vai depender de cada um. Enquanto há vida é tempo de mudar o rumo das coisas e fazer diferente, se dá oportunidades, e a quem está do seu lado. Mas tem que querer e partir para ação: “Começando por transformar as palavras e os pensamentos negativos em positivos, acreditar mais em você e na sua força interior, reagir e não se deixar abater diante das dificuldades”. Fraquejar é natural e humano, mas se isso acontecer, peça força a quem pode lhe dá, “Deus”,  desânimo é uma palavra feia e causa tristeza, prefira a companhia da alegria, troque a cara amarrada e sisuda por um sorriso no rosto, mesmo que seja aquele amarelo e sem graça, já é um bom começo.

Não perca tanto tempo à toa, o que está esperando? Corra...  

Está em suas mãos o timão do seu barco, a decisão da direção em que ele vai navegar pertence a você, vai deixá-lo afundar? Repita quantas vezes forem necessárias, palavras de ordem positiva, e não se esqueça: Trabalhe a favor do que você deseja profundamente.

Portanto, deseje o bem e faça o bem; deseje amar a Deus e aos seus filhos; deseje e pratique mais a fé; enfim deseje ser melhor. Se a palavra tem poder, imagine se ela sai em forma de oração.