Agradecimentos


Obrigada pela visita.

As mensagens e reflexões contidas neste blog, são frutos e resultado de um olhar observador.
"São Fragmentos do Cotidiano" de pessoas comuns, nada de extraordinário, porém, valioso e significativo.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Parar e Refletir



Já que o mundo está em giro constante e você não pode parar para consertá-lo, é bom que não esqueça que assim também é o dinamismo com o qual as coisas acontecem na sua vida. Pois nessa mesma intensidade tem sido as exigências e cobranças em relação ao seu desempenho, sejam no profissional ou pessoal. São tantas responsabilidades e compromissos que fica difícil desacelerar. Afinal é essa a realidade dos dias atuais, uma verdadeira prova de fogo em que não cabe recuar e fraquejar.

Agora, o pior disso tudo é que o preço a se pagar pode ser alto demais. Podendo inclusive vir a provocar a desestabilização em alguns, e quem sabe até, roubar seu poder de percepção sobre quase tudo.

Consequentemente, essa falta de atenção poderá levar a negligência nos cuidados com a pessoa mais importante desse contexto: “ela mesma,” e assim, vai fragilizando o que se tem de mais valioso: “a saúde do corpo e da mente,” e essa ação pode gerar a vulnerabilidade possibilitando o acometimento de doenças de várias ordens.

O ideal seria que soubéssemos reconhecer o momento certo de “parar e refletir”. Avaliar a respeito das atitudes e o modo de vida que se leva, e a partir daí tomar as medidas possíveis e necessárias, no sentido de tentar ajustar e alinhar esse modo atual para um desejado, com o objetivo de chegar ao alcance de uma boa qualidade de vida.

É de costume dizer que quando alguém vive em ritmo acelerado, “que se está plugado em 220V”. O que pode até parecer natural e/ou normal, mas até quando será possível viver assim?

De certo que o trabalho é de suma importância na vida do ser humano, pois é através dele que temos as necessidades satisfeitas para nossa sobrevivência, e ainda, é com ele que podemos sonhar criar os projetos de vida e realizá-los. Além de proporcionar e gerar sensações boas e sentimentos positivos, a exemplo: do prazer, respeito, orgulho, honra, dignidade...

Por outo lado, há também que se ter cuidado! Não podemos permitir que “o trabalho” seja o nosso carrasco, ou que tenha o domínio sobre nossa vida, a ponto de nos paralisar e deixar de enxergar o que acontece no entorno ou até mesmo tirar de nós a vontade de tudo mais.
O trabalho não pode e nem deve ser encarado como a coisa mais importante em sua vida, ou até mesmo como um fardo pesado que você tenha que carregar. Pois, aí sim, é sinal que algo está errado.

Por isso é fundamental e pertinente dar pausas de vez em quando no ritmo da própria vida, para refletir e avaliar o proceder. O corpo está sempre nos dando sinais de alerta e cabe a cada um de nós sermos observadores e conhecedores das próprias limitações e capacidades. Ninguém é imortal. Tudo na vida tem um preço e tem limite também, não se deixe levar pelo desespero ou paranoia do trabalho, você não pode tudo.
Existe alguém superior a você, Deus, esse sim, tudo pode. Atente aos seus ensinamentos. Que tal começar meditando um pouquinho na grandiosidade dele em sua vida! Só ele tem o controle sobre tudo. Você é apenas um instrumento nas mãos dele. Confie nisso, só não desista de você, pois Deus nunca desiste!


O sábio respondeu: “podemos cometer alguns excessos de vez em quando. Mas é sempre bom parar, e refletir sobre o que fazemos na vida". (Confúcio)