Agradecimentos


Obrigada pela visita.

As mensagens e reflexões contidas neste blog, são frutos e resultado de um olhar observador.
"São Fragmentos do Cotidiano" de pessoas comuns, nada de extraordinário, porém, valioso e significativo.

domingo, 2 de outubro de 2016

O que só o tempo pode revelar



Pobres de nós, simples mortais, com velhos costumes e fortes tendências a valorizar e julgar pelas aparências. Isso é próprio do ser humano, o que confirma na verdade o quanto são imperfeitos, a julgar por algumas atitudes tomadas ao longo da vida. 

E por que julgamos tanto, se não nos sentimos confortáveis quando somos julgados também?  O tempo se encarrega de tudo, ele consegue nos mostrar  as respostas para os nossos questionamentos, mas há que saber esperar, o que só o tempo pode revelar.

É comum sermos levados a cometer enganos. E a julgar pelas aparências, e quando isso acontece corremos o risco de  estarmos sendo injustos, uma vez que não é possível desnudar o íntimo de ninguém para saber o que há por trás do que ele (a) pensa, sente, representa e apresenta ser. Não se conhece o seu histórico de vida, não se sabe a verdade. 
E qualquer ação praticada ou julgamento feito, poderá causar impactos negativos e até fazer estragos na vida do outro, ou seja, o alvo do nosso julgamento... Ou ainda, gerar uma possível antipatia gratuita.

O julgamento, é algo que se faz muitas vezes a partir do que se enxerga ou até mesmo do que se ouve. O que não significa dizer que seja verdade. 
É preciso muito mais que um simples olhar a primeira vista, mesmo porque somos "falhos", e não temos autoridade e tampouco capacidade para fazê-lo.
Só Deus é quem tem poder para nos julgar, e mesmo assim ele nos julga pelo nosso coração e não pelas aparências. O ideal, seria que sempre que fossemos fazer algum julgamento a respeito de alguém ou de alguma coisa, pedisse-mos orientação e sabedoria a ele. 

Não custa nada ficar mais atento(a) e procurar ser mais observador(a) e conhecedor de si mesmo, inclusive para aprimorar o próprio comportamento e atitude. Praticar o exercício da prudência, da empatia e da paciência, para não magoar ninguém ou até mesmo sair machucado.
Essas são algumas medidas que podem ser adotadas no sentido de  promover o aprendizado e crescimento como ser humano. Fácil não é mas ninguém disse que seria.